Bilionário norueguês se livra do ceticismo e investe na troca de criptografia local

O investidor bilionário norueguês Øystein Stray Spetalen fez uma reversão de 180 ° em suas opiniões sobre a criptomoeda neste mês e agora é dono de parte do mercado doméstico de criptografia MiraiEx.

No mesmo mês, o investidor bilionário norueguês Øystein Stray Spetalen passou de rejeitar o Bitcoin ( BTC ) como uma „moeda sem sentido“ para revelarque ele se juntou ao conselho da principal bolsa de criptografia doméstica da Noruega, MiraiEx

A posição anterior de Spetalen era que criptomoedas como o BitQT deveriam ser „imediatamente“ banidas pelas autoridades norueguesas e europeias devido ao efeito destrutivo que sua mineração tem sobre o meio ambiente. Em uma entrevista pré-gravada exibida na conferência DNB Invest em 18 de março, ele disse:

“Bitcoin hoje consome tanta energia quanto toda a Noruega. É extremamente hostil ao meio ambiente. As autoridades e a UE devem proibi-lo imediatamente. Então você cortaria as emissões de CO2 consideravelmente […] É um absurdo. Estamos indo bem com os sistemas de pagamento que existem hoje. ”
No entanto, em 26 de março, em uma entrevista ao jornal norueguês Finansavisen, Spetalen mudou de assunto. “Quando os fatos mudam, eu mudo”, disse ele, “conheci os fundadores do MiraiEx, Thuc e Øyvind, no dia seguinte à gravação do podcast, no início de março, e percebi que estava errado.”

A bolsa de criptomoedas norueguesa e o custodiante MiraiEx acabaram de arrecadar 5 milhões de coroas suecas (US $ 580.000) no final de 2020 para expandir ainda mais suas operações. Além de investir em uma bolsa local de sucesso e ingressar em seu conselho, Spetalen também aparentemente agora comprou Bitcoin, embora em uma quantidade menor do que o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke. Divulgando seu investimento não especificado na principal criptomoeda, Spetalen disse:

“Quando eu também li que Kjell Inge Røkke tinha entrado no Bitcoin, era bastante óbvio. Não suporto ver que Røkke ganhe dinheiro e eu não. ”

Røkke atua como presidente da holding industrial de US $ 6 bilhões Aker ASA, que montou uma unidade dedicada a investimentos em projetos e empresas no ecossistema Bitcoin no início de março deste ano. A unidade foi capitalizada inicialmente com 500 milhões de coroas suecas (~ $ 58,6 milhões) e planeja manter todos os seus ativos líquidos de investimento em Bitcoin.

Também foi recentemente revelado que o Fundo de Pensão do Governo Norueguês de US $ 1 trilhão, também conhecido como Fundo do Petróleo e o maior fundo de riqueza soberana do mundo, possui indiretamente quase 600 Bitcoin por meio de seus investimentos.